O FEIJOEIRO MÁGICO ou DO FEIJÃO AO FEIJOEIRO
- 10 de Maio, 2026
- Publicado por: aevvr
- Categoria: Alunos , Comunicação , JI Porto do Tejo , Trabalhos_Alunos ,
Sem comentários
Trabalhar as ciências no pré-escolar centra-se na experimentação, observação e curiosidade natural da criança, utilizando materiais do dia-a-dia para explorar conceitos de física, química e biologia. O objetivo é despertar o pensamento crítico e a investigação.
Com a germinação do feijão pretendia-se realizar uma experiência científica clássica e educativa, que permitiu às crianças do Jardim de Infância de Porto do Tejo observar o ciclo de vida das plantas em cerca de duas semanas, utilizando materiais simples como feijões, algodão, copos de vidro e água. Com esta atividade promoveu-se o desenvolvimento de competências de observação, paciência, registo e responsabilidade, além de introduzir conceitos básicos de botânica.
Todas as crianças registaram as várias etapas do desenvolvimento do feijão ao longo das duas semanas, desenhando, pintando e elaborando etiquetas.
Com a exploração da história “João e o Feijoeiro Mágico” as crianças pintaram o seu castelo das nuvens e imaginaram trepar pelo feijoeiro em busca de aventuras como as personagens da história.