Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
- 3 de Dezembro, 2024
- Publicado por: aevvr
- Categoria: 1.ºCEB , Alunos , Comunicação ,
Sem comentários

No passado dia 3 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, tal como em anos anteriores, foram organizadas diversas atividades promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e pelo Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), que serviram para assinalar uma data que foi estabelecida pelas Nações Unidas para estimular a consciencialização e mobilizar o apoio para a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência. Esta celebração procura, desde então, alertar para a importância de construir uma sociedade mais inclusiva, justa e promotora da equidade entre todos os seus membros.
No ano letivo 2023/2024, contámos com diversas atividades dinamizadas pelos professores de Educação Física, a quem se juntou a Associação Basquetebol Albicastrense (ABA), representada pelo treinador Marco Galego e pelos atletas juniores e ainda pela Escola de Judo Ana Hormigo, que se fez representar pela treinadora de Judo Adaptado, Sofia Côrte, e pelo judoca albicastrense Diogo Côrte, atleta campeão nacional, europeu e mundial. Foi um dia em que os alunos puderam assistir a palestras e participar em atividades motoras adaptadas.
Já no presente ano letivo, dias 3 e 4 de dezembro, as docentes de Educação Especial e as técnicas promoveram diferentes abordagens ajustadas aos vários ciclos de ensino que visavam a sensibilização para a importância da criação de uma comunidade escolar mais inclusiva.
Para além de assinalar e relembrar uma data importante, esta iniciativa pretendeu abordar e fomentar a discussão e reflexão acerca desta temática com os alunos das diferentes faixas etárias.
No dia 3 de dezembro, os alunos do segundo e do terceiro ciclo tiveram oportunidade de visualizar a curta-metragem «Ian», baseado numa história real. Esta atividade permitiu a realização de um debate construtivo, proporcionando diferentes momentos de partilha. Os alunos tiveram oportunidade de registar alguns «slogans» e mensagens, através da construção de uma árvore de Natal simbólica.
Ainda no âmbito desta atividade, os alunos do pré-escolar, do 1.º ciclo e do 5.º ano de escolaridade assistiram à apresentação da leitura do livro multiformato «Caracoleta, colo, colo e mais colo», permitindo a leitura da história em braille, pictogramas, LGP e audiolivro através de um texto aumentado, escrito pela autora e professora de Educação Especial, Sandra Oliveira.
Nesse dia, puderam contar com a presença da Dr.ª Maria Inês Faria que partilhou com os alunos a sua experiência enquanto pessoa invisual e também com a interprete de Língua Gestual Portuguesa, Dr.ª Carolina Cruz. Desta forma, foi possível aos alunos compreender que as pessoas com deficiência, seja ela qual for, podem permitir ter um modo de vida autónomo e integrado na sociedade.
Através das diferentes dinâmicas realizadas e das várias sensibilizações e testemunhos, destacamos a sensibilização da comunidade escolar relativamente a este tema e acreditamos que os nossos alunos puderam dar passos largos na construção de um Agrupamento que procura e procurará incluir e reduzir significativamente todas as barreiras que afetam as pessoas com deficiência.
«Não é por ser diferente que não temos as mesmas capacidades.» – alunos da turma do 9ºB
A coordenadora do CAA – Prof. Mafalda Figueiredo