“Erasmus +” – uma oportunidade de aprendizagem ativa e criativa
- 5 de Maio, 2025
- Publicado por: aevvr
- Categoria: 1.ºCEB , Alunos , Comunicação ,
Sem comentários

O Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão recebeu, na semana de 5 a 9 de maio, um pequeno grupo de alunos do CEIP Maternidad de Tomelloso, Cidade Real, no âmbito do projeto Erasmus +.
No dia 5, os oito alunos espanhóis acompanhados por dois professores, foram recebidos pela direção e por três alunas da turma do 8.ºA, Rita Serras, Lara Serraninho e Mariana Gomes, que após a apresentação de boas-vindas acompanharam os convidados numa visita pela escola. Ao longo do dia, os “nuestros hermanos” participaram em várias atividades e fizeram novas amizades. Após um longo dia repleto de novas emoções e experiências houve um jantar de receção confecionada pelas alunas da Academia Sénior orientados pela sua professora, Maria João Santo. O jantar foi muito apreciado por todos e, no final, a aluna Eva Lopes cantou a música “Cidade“, seguida da atuação das alunas Rita Serras, Lara Serraninho, Camila Saraiva, Maria João e Eva Lopes que ensinaram aos colegas de Tomelloso a coreografia das músicas “Juntos” e “Cavalinho”. Todos ficaram muito contentes porque os alunos espanhóis aprenderam rapidamente o ritmo, mas também, porque trouxeram uma dança preparada especialmente para os colegas de Vila Velha. Foi um final de tarde com muito alegre que será recordado por todos.
No dia 6 de maio, a comitiva espanhola teve o prazer de realizar várias atividades desportivas que se iniciaram com uma caminhada desde a escola sede até ao castelo do Rei Wamba dirigida pelos professores João Paulo Natário, Nuno Carreiro e Sandra Jordão, auxiliados pela assistente operacional Paula Oliveira. Esta caminhada contou ainda com a participação da turma do 6º A. Ao longo do percurso realizaram-se pequenas paragens para todos poderem apreciar paisagens únicas. Chegados ao destino, desfrutaram de um almoço volante onde tiveram a oportunidade, mais uma vez, de conviver com os alunos espanhóis. Seguiu-se a visita ao castelo e ao miradouro, onde a professora Luísa Gouveia contou a todos os presentes a lenda do Rei Wamba. Assim que terminou a narrativa da lenda, os alunos do 6º A e os seus homólogos espanhóis iniciaram a escalada do castelo.
À tarde, e já com a turma do 5º B, o grupo deslocou-se para o cais, onde foi possível realizar a prática da canoagem em colaboração com os alunos e professores espanhóis, promovida pelo Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar de Canoagem do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. Foi um dia diferente, sempre preenchido com atividades desportivas. No final do dia, o cansaço já se fazia sentir no rosto dos adolescentes, mas a alegria, a boa disposição, o desejo de descoberta prevaleceu. Foi um dia bem-passado, com troca de experiências e bastante enriquecedor para todos nós.
A semana continuou com a deslocação à cidade de Castelo Branco para uma visita guiada, na parte da manhã, ao Parque do Barrocal que faz parte do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. O almoço decorreu no Forum Castelo Branco. Seguiu-se uma visita guiada ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco para apreciar a exposição “No espelho da realidade” que oferece um conjunto significativo de fotos que abarcam o período de 1905 a 1949 da autoria de António César d´Abrunhosa. Como o grupo se encontrava no centro da cidade, aproveitou para visitar a Sé Concatedral. O grupo espanhol quis aproveitar esta deslocação para realizar algumas compras, pelo que não regressou com os colegas portugueses e as professoras acompanhantes Ana Paula Pereira e Alexandra Lima a Vila Velha, tendo ficado nesta cidade até ao final do dia e alugado um táxi.
Quinta-feira, dia 8 de maio, foi dedicada ao projeto “Partilhando”.
A semana terminou com a visita ao cais de Ródão e à Estação Arqueológica do Enxarrique. No final do dia, e para despedida, o grupo de Espanha pode desfrutar de um belíssimo passeio de barco pelo rio Tejo e contemplar o Monumento Natural das Portas de Ródão.