Festa de Natal do 1.º O 25 de novembro em exposição no Agrupamento de Escolas de Vila velha de Ródão
- 25 de Novembro, 2025
- Publicado por: aevvr
- Categoria: 1.ºCEB , Alunos , Comunicação ,
Sem comentários
O 25 de abril abriu as portas à Liberdade e o 25 de novembro garantiu essa Liberdade!
Em 1975, depois das eleições de abril de 1975, a sociedade portuguesa encontrava-se bastante dividida existindo uma oposição clara entre os mais radicais de esquerda, que pretendiam continuar a revolução com o MFA (Movimento das Forças Armadas), e aqueles que entendiam que o caminho da democratização do país se deveria fazer com os partidos políticos, de acordo com os resultados saídos das eleições.
O país vivia uma série de episódios de violência entre grupos mais ou menos organizados da extrema-esquerda e da extrema-direita, sendo real a ameaça de uma guerra civil. Vasco Gonçalves, primeiro-ministro e afeto ao Partido Comunista Português, pretendia reforçar a autoridade do Conselho da Revolução, mas o “Grupo dos nove”, um conjunto de militares moderados também pertencentes ao Conselho da Revolução, propunha que o poder fosse exercido pelos partidos políticos. Estes foram afastados do Conselho da Revolução na sequência dessa tomada de posição.
A 12 de novembro, uma manifestação das forças de esquerda impediu os deputados de saírem do parlamento durante dois dias; na semana seguinte, o governo entrou em greve por falta de condições para exercer o seu mandato.
A 25 de novembro toda esta tensão chegou ao limite, com sectores da esquerda radical a tentarem um golpe de estado, que acabou por ser frustrado pelos militares que se encontravam com o “Grupo dos nove”, apoiados por um plano militar liderado por Ramalho Eanes. (*)