Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

No dia 11 de dezembro, no âmbito do programa Eco Escolas, o Pai Natal Verde visitou o nosso Agrupamento.

O Pai Natal Verde é um projeto pedagógico sobre a sustentabilidade ambiental, na época natalícia, dirigido aos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1.º ciclo. O principal objetivo passa por sensibilizar para os excessos cometidos na época natalícia, que têm um forte impacto negativo na preservação e sustentabilidade do ambiente.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional, coordenado pela Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desde 1996. Tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Desde cedo, a nossa escola aderiu a este programa e, desde então, tem desenvolvido um conjunto de atividades que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis. Como reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, foi atribuída à nossa escola, no ano letivo 2023/2024, a bandeira verde Eco-Escolas. Agradecemos a todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.

Agradecemos a todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade escolar.

Junto apresentamos o hino do Eco-Escolas, criado no ano letivo 2022-2023 pela docente Anabela Santos com a turma do 5.º A:

A Terra é o nosso mundo,

a casa que vamos preservar!

É aqui o nosso futuro,

a esperança a cultivar!

 

Vamos reciclar e reutilizar!

Vamos criar e fazer magia,

outros caminhos trilhar

para poupar energia!

 

Porque a Terra está cansada

de tanto ser destruída

de tanto ser explorada

de tanto lhe roubarmos vida!

 

 

 

Juntos temos de a limpar,

como se cada canto fosse

o nosso jardim a cuidar!

 

Juntos temos de separar

todo o lixo que pudermos

como se cada canto fosse

o paraíso para crescermos!

 

Todos temos de partilhar

com cada ser vivo que existe,

com cada terreno árido e seco,

cada gota de água caída, oferecida!

Para que nunca seja só eco

apenas uma promessa de vida!

 

A coordenadora do Eco-Escolas